Voltar

Peso na consciência

 conscienciaPela manhã, na faculdade, eu recebi uma oferta tentadora sobre falsificar um certificado. Uma amiga estava falsificando certificados de cursos extras para que ela pudesse obter mais horas de cursos, e desta maneira, atingir a número de horas necessárias para se graduar.
Ela me disse: “ninguém percebe, Bruna! É só escanear e mudar o nome! Pronto! Isso serão 40 horas a mais no teu currículo!”
Na mesma hora, eu disse um NÃO bem curto. Depois, ela foi com calma, tentando me convencer, e mais alunas se agregaram ao grupo, falando que ?todo mundo faz isso? e que elas também fizeram e farão o mesmo.
Eu não vou negar que a oferta foi tentadora. Mas ao mesmo tempo, senti um peso na minha consciência. Isso mesmo, a consciência do cristão é, nada menos do que uma cutucada do Espírito Santo de Deus que habita em nós; como diz em 1Tm 1:19: ?Conserves a  fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé?.
Novamente, eu disse NÃO à minha amiga e tive a oportunidade de testemunhar sobre o Deus que eu sirvo, através de atos simples.

Muitas vezes iremos nos deparar com situações assim. E elas aparecerão quando nós mais precisamos (porque, de fato, eu preciso de 200 horas a mais de cursos no meu currículo até julho do ano que vem!). Mas não rejeite a sua consciência. Aproveite para demonstrar  Deus em sua vida de maneira simples.
Todos aqueles ensinamentos que aprendemos com os mais velhos, com os pastores, com a Palavra de Deus e com amigos cristãos, ficam guardados em nossas mentes e em nossos corações, mesmo que não percebamos. E quando mais necessitarmos colocá-los em prática, a nossa consciência nos ajudará a entender o que é certo ou não a ser feito.

 Leia a Bíblia e conheça mais sobre o melhor modo de viver a vida: sem pesos na consciência.

* “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza?. [ITm 4:12]
* ?…nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro?.  [ITm 5:22]
 * ?Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão?.  [ITm 6:11]